Um giro pela Normandia: novidades, descobertas, reencontros… e o lugar onde o dia gira ao contrário!

29/05/2009 at 1:31 PM Deixe um comentário

Comecemos pela novidade: se você acompanha nosso blog há algum tempo, sabe que a “repórter-escritora-blogueira” de plantão é a Gi. Et voilà: finalmente vou escrever meu primeiro post aqui… eu mesmo, o “Luizão” para alguns, o “Véio” para outros… “Chefe Vergés” para alguns mais.

DSCF2694

Mas novidades encontramos também (e muitas), em nossa viagem no feriado de 08 de maio (sexta), quando partimos em família para um giro na Normandia. Nosso destino inicial: a cidade de Caen (http://www.ville-caen.fr/), famosa por ser onde viveu Guillaume, Le Conquereur (primeiro rei da França e da Inglaterra). Lá visitamos o castelo contruído a pedido dele por volta da metade do século XI.

Ficamos num hotelzinho simples mas bem limpo, confortável e simpático, com ótimo café da manhã (Inter-Hotel Le Savoy http://www.booking.com/hotel/fr/inter-le-savoy.pt.html?aid=311840;label=hotel-fr-54953-pt-C63MbJPd31jH4lOOmTAnFQS1017061997;ws=&gclid=CLCYlNC14ZoCFQOuFQod6jl2CA).

DSCF2699

DSCF2708

Tivemos uma dorzinha de cabeça com um pneu furado, que me custou um bom dinheiro… um parafuso resolveu se alojar na parte interna do pneu dianteiro direito, na junção entre a banda de rolagem e a lateral… o que não dá remendo! E aí, num sábado à tarde, uma loja Speedy foi a solução (tive de trocar o pneu por outro novinho)… Enquanto isso, a Laura e a Gi saíram a pé por Caen, e encontraram este jardim:

DSCF2747

DSCF2748 

Dia seguinte, rumo a Deauville (http://www.deauville.fr/) – que é… PRAIA! Para aqueles que nos conhecem há mais tempo, não é novidade que a gente tem água salgada nas veias. Amamos praia! Gostamos do cheiro do mar, de observar a areia, a cor do céu em diferentes horas do dia, o sol da manhã ou quando está se pondo… e aqui está a grande diferença: aqui, como o litoral está a oeste, o sol se põe no mar. E pra nós, brasileiros, é bem interessante, parece que o dia “roda” ao contrário!

Mas vamos a Deauville: é a Avenida Champs-Elysées com mar!! Hahahahaha… é muito engraçado! Boutiques famosíssimas, glamour, casinos, as pessoas super bem vestidas… andando pela areia!! A gente achando muito engraçado, acostumados que estamos aos pés descalços, bermudas, aquele surf ou futebol de areia… Em Deauville não tem dessa não! Mas a cidade é bem bonita, só para os parisienses vips…valem os jardins e a bela arquitetura. A Laura não quis saber de glamour, e foi brincar na areia da praia mais “chique” da França.

DSCF2771

DSCF2793

DSCF2772

DSCF2786

Saímos de Deauville rumo a outras praias da região, como Villers sur Mer, onde comemos um bom prato de peixe a noite. Logo na sequência de Deauville passamos por uma praia bem bonita, fim de tarde a admirar casarões antigos e bonitos. Para quem gosta de arquitetura, e estando à beira mar pra completar, é um prato cheio!

No domingo, nosso próximo destino foi uma cidade muito famosa e portuária: Honfleur (http://www.ot-honfleur.fr/). Ela é charmosa demais, com um porto interno pleno de veleiros, rodeado por antigos casarões-restaurantes, um rico patrimonio histórico e a artístico. Andando pelas ruelas pitorescas,  encontramos uma igreja antiquíssima, de estilo gótico (Saint Leonard). Honfleur é muito interessante, apesar de não ser o estilo de praia que estamos acostumados, e do frio… e, justamente por isso, foi mais legal ainda conhecê-la.

DSCF2881

DSCF2907

DSCF2890

DSCF2939

Saindo de Honfleur, perto de 14:00hs, pegamos uma bonita estradinha e a seguimos. Acabamos dando de cara com um rancho, que era uma creperia. Delícia!! Foi o melhor crepe que comemos na França até agora.

DSCF2953

No nosso caminho de volta para casa, ainda fomos até o balneário de Etretat (visitem o site, é lindo !http://www.etretat.net/index2.php). Ela  é conhecida principalmente por sua escultura natural na falésia do canto esquerdo da pequena baía – o Elefante – que recebe esse nome devido ao efeito erosivo do mar e do vento, que cavaram uma abertura na rocha, dando a impressão, a quem olha de longe, de ser a tromba de um elefante que toca o mar.

DSCF2989

Chegando lá, supresa! A cidade e a praia, formada por “galets” (pequenas pedras arrredondadas) era mais bonita do que imaginávamos! Subimos no alto da falésia pra observar e ficamos boquiabertos. Quem vai até o topo, não se cansa de olhar e observar o mar azul, as nuances das pedras, a cidade, a praia sem areia, cor cinza das pedrinhas, a falésia do outro lado com a igreja no topo, a pequena praia deserta ao lado, protegida… para nós, estas praias de falésias e galets foram uma bela descoberta!

DSCF3007

DSCF3057

DSCF3042

DSCF3055

 Mas onde a Laura mais se divertiu vocês podem conferir no vídeo abaixo:

Porém, era hora de voltar pra casa… pelo menos até o feriado do 21 de maio – L’Assumption – quando reencontramos a praia e o mar, desta vez em Ile d’Oleron!

continua… (AGUARDEM PELO PRÓXIMO POST).

Luiz.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , .

Jardim de Luxembourg Ah, como é bom dar um abraço…

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

Passos da familia