A não-dieta dos franceses.

13/05/2009 at 12:55 PM Deixe um comentário

Algumas pessoas comentam conosco que estamos mais magros, e perguntam  como conseguimos isso morando na terra dos pães, vinhos, queijos e chocolates?? Seguindo a não-dieta dos franceses (existe até um livro publicado com este título), que em geral é um povo magro e que pratica muito esporte, em todas as idades.

Vale a pena ler as duas matérias abaixo, que saíram aí no Brasil e detalham um pouco mais  esse assunto:

http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/01/02/287258345.asp

http://www.bolsademulher.com/corpo/materia/Dieta_maravilhosa/6192/1

Uma das principais lições francesas:

Porção francesa. Quem já foi a um restaurante francês, sabe: as porções servidas são bem pequenas. Para aquelas pessoas com descendência portuguesa ou italiana, por exemplo, é um momento de desconforto, pois se acredita que a comida não será suficiente. Bem, é justamente neste ponto o erro da maioria das pessoas. Segundo a concepção francesa, é normal ficar à mesa, saboreando a comida. Lá se come menos, mesmo quando são servidos três ou quatro pratos numa mesma refeição.

A explicação é simples. Nosso cérebro precisa de, pelo menos, 20 minutos para processar a informação de que estamos nos alimentando. Se comemos muito rápido, essa informação não chega ao cérebro e aí acabamos comendo mais para termos a sensação de saciedade. Ao contrário, quando comemos pausadamente, com garfadas menores e repousando os talheres no prato a cada mastigação, o cérebro tem tempo para receber a mensagem que o corpo está satisfeito. A troca de pratos ajuda a passar o tempo, retardando o consumo de comida e favorecendo a digestão. Por isso, os franceses comem pequenas porções de vários pratos diferentes.

Percebemos que aqui  tudo o que consumimos é muito menos doce que no Brasil  (sucos, sobremesas e confeitaria em geral), come-se pouquíssima fritura, muito peixe, lacticínios e  legumes. E logicamente a refeição é feita bem devagar,o chamado slow-food. O segredo, basicamente, não é comer o que os franceses comem, mas sim, como eles comem.

Alguém aí quer aderir a dieta?

Beijos, Giseli.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

FELIZ DIA DAS MÃES! Rumo a Ilha D´Oleron…

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

Passos da familia